terça-feira, 11 de junho de 2019

SOM COM QUALIDADE.....MENSAGEM CLARA


Em outubro de 2018, em uma conversa com meu amigo Miramar Ponte que acabava de voltar de uma visita ao Santuário de Fátima, ouvi o seguinte comentário:
  • "Aurélio, estou impressionado com a qualidade do som da Igreja em Fátima."
Fiquei muito curioso, pois normalmente o som em igrejas é problemático, assim, sabendo que o técnico responsável pelo som do Santuário é um português chamado Tiago e um amigo pessoal, resolvi solicitar uma visita técnica para conhecer o sistema.

Minha curiosidade foi aguçada porque em meu trabalho, passei a entender que o efeito do som nas pessoas é poderoso, ou seja, ele influencia comportamentos e em relação ao ambiente, molda-o ao que se deseja.

Podemos desta forma nos perguntar:
  • Que efeito poderoso é esse?
  • Como o som influencia o ambiente?
Sim o som é um instrumento poderoso e se ele é processado com qualidade e distribuído com inteligencia no ambiente, consegue agradar ao aparelho auditivo humano e possibilita transmitir a mensagem pretendida.

Estes dois pontos são buscados com seriedade pela Reitoria do complexo religioso de Fátima, que investiu tecnicamente e financeiramente em busca de um som de qualidade, propiciando que as mensagens passadas sejam recebidas com fidelidade e de forma agradável a audição humana.

Lay out (Adaptação Google Maps)

No complexo, o sistema de áudio e vídeo, apresenta-se de forma competente e algumas características do sistema são as seguintes:
  • Todo o sistema tem mixagem automática.
  • Cada microfone é acionado automaticamente com a aproximação de uma voz, evitando que todos fiquem ligados e provoque aumento do ruído de fundo, com exceção as missas com coro onde o controle é manual através de técnicos.
Sala de controle da Basílica Santíssima Trindade

  • Foi projetada e executada uma gigantesca rede de fibra ótica formando um anel com caminhos redundantes. Se o sistema cair de um lado, automaticamente é restabelecido pelo outro lado.
  • Todas as imagens e sons do santuário são disponibilizadas para as redes de tv interessadas e para um canal de youtube da paróquia: 
  • Possui uma central de mutação para o complexo sistema de fibra ótica das instalações.
  • Excelente infraestrutura para pessoas com mobilidade reduzida, possibilitando telas para acompanhamento das cerimonias e sistema de som adequado.
  • Gestão de segurança do sistema para evitar hackers.
  • Sala de imprensa com infraestrutura completa.
Sala de imprensa



Ponto de apoio em cada bancada com disponibilidade de áudio/vídeo


Cabines individuais com isolamento e portas acústicas

  • Tratamento acústico em todos os auditórios e igrejas do complexo.
Paredes, tetos e portas da Basílica (8000 lugares) com excelente tratamento acústico
Auditório com 2000 lugares com completo tratamento acústico

  • A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, apresenta duas caixas tipo Line Array com largura estreita e comprimento estendido, posicionadas estrategicamente e possui um conjunto de microfones distribuídos por todo o perímetro da igreja.
  • O pátio principal do Santuário é na verdade uma gigantesca igreja aberta para os mega eventos e toda infraestrutura sonora foi criada para propiciar a melhor qualidade auditiva possível aos frequentadores.
Vista frontal e estúdio sob o altar principal (Adaptação Google Map)


Caixas acústicas principais distribuídas nas duas laterais



Caixas acústicas auxiliares

  • túnel que corta a estrutura do Santuário foi totalmente preparado para atenuar o ruído dos veículos, diminuindo a possibilidade de interferência nos eventos realizados no Santuário e o tratamento acústico foi financiado pelo Santuário.
Tratamento acústico do túnel (Fonte Google Map)

Em conversa com os técnicos, descobri que a gestão do Santuário de Fátima viabiliza todos os equipamentos necessários ao bom desempenho da estrutura de áudio e vídeo, desde que justificado tecnicamente e que o objetivo final do equipamento seja sempre a melhoria da qualidade do sistema, possibilitando que a palavra seja acessível e compreendida com qualidade.


A equipe é composta por sete (7) técnicos que se revezam no controle desta bela estrutura técnica que distribui qualidade sonora em todos os ambientes do complexo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Curioso, não conhecia toda esta estrutura em Fátima!

Anônimo disse...

Bom dia !
Incrível, parabéns pela reportagem!
Dra Magnólia Diógenes

baedonjafri disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Pesquisar este blog