À
medida que o processo de atualização da Carta Acústica de Fortaleza avança,
torna-se possível perceber que os caminhos das ondas sonoras no meio urbano,
principalmente as oriundas dos veículos, dependem muito da concepção da forma
urbana, tanto da tipologia dos edifícios como em relação à própria morfologia
urbana, onde a malha viária e suas especificações, com suas ampliações e alterações
constantes, é a rede nervosa da cidade e o principal pivô deste estudo.
Assim, quando tentamos nos aprofundar nesta
morfologia, tendemos a chegar a uma conclusão parcial em relação aos principais
fatores que atuam na formação da maior fonte de ruídos de uma cidade:
- O porte grandioso e desordenado de nossas grandes cidades.
- A elevada densidade da malha urbana.
- O volume do tráfego em constante evolução.
- A permanente conceituação político / administrativa que favorece a fluidez dos veículos particulares.
Quando avaliamos de uma forma mais
detalhada uma modificação viária contundente em alguma região da cidade, podemos
perceber o poder destes fatores envolvidos na produção e distribuição dos
ruídos e seu impacto no bem estar da população.
Como exemplo, recentemente a Prefeitura
Municipal de Fortaleza, realizou um intervenção impactante no bairro Cocó, em
um cruzamento que se mostrava caótico em relação ao trânsito, pois interligava
duas grandes avenidas da cidade e com várias opções de conversão, trata-se da junção
da Av. Engenheiro Santana Junior com a Av. Antonio Sales.
Antiga configuração do trecho - Fonte: Google Maps |
Nova configuração do trecho - Fonte Google Maps |
Esta intervenção possibilitou, com base
nos mapas de ruído prévios e atuais da região, uma visualização do
comportamento do ruído oriundo deste cruzamento e seu impacto nas edificações
localizadas nas proximidades.
Mapa de ruídos - Sem viadutos - Altura de avaliação = 1,50 m |
Mapa de ruídos -Com viadutos - Altura de avaliação = 1,50 m |
Os
mapas mostram os valores elevados resultantes do trânsito no trecho e a
consequente invasão deste ruído nos espaços social e privativo das edificações
localizadas nas proximidades. Uma invasão que é o resultado do excesso de
ruídos destas fontes móveis, mas também de construções extremamente sensíveis
ao ruído, que buscam com certo grau de prioridade, o uso de ventilação natural,
muito comum em Fortaleza e ao lado deste fator, a adoção de materiais de
vedação extremamente leve, junção que resulta em construções muito sensíveis ao
ruído, projetadas em sua grande maioria por profissionais sem conhecimento
adequado na área de conforto térmico e acústico, já que o ensino destes
profissionais possui esta fragilidade, resultado do descaso nos currículos da
maioria das escolas de nível superior.
Continuando
a retratar os resultados, os cortes mostrados a seguir retratam as diferentes
distribuições do som nas fachadas das edificações, nas situações sem os viadutos
e após a construção destas estruturas de concreto, retratando a chegada das
ondas sonoras nas fachadas.
Visualização do impacto na fachada - Sem os viadutos |
Visualização do impacto na fachada - Com viadutos |
A variação dos níveis de ruído
decorrente da inserção dos viadutos é de fácil percepção, mostrando que os
andares inferiores que eram fortemente atingidos pelo ruído dos veículos, foram
atenuados e os valores incidentes na fachada dos demais pavimentos também
cederam devido a diversos fatores inseridos nesta nova paisagem, formada basicamente
com concreto e asfalto e que, no conjunto com a nova volumetria inserida no
trecho e as novas características da fluidez do trânsito, passaram a contribuir
para esta redução:
- A retirada dos semáforos, que eliminou o uso da 1ª e 2º marchas por parte dos veículos.
- As dimensões e inclinações de acesso aos veículos aos viadutos, que não possibilitam velocidades acima de 40 km/h.
- As barreiras laterais dos viadutos.
- A barreira consequente provocada pelos próprios viadutos em relação às edificações.
- O asfalto renovado e de melhor qualidade.
- A quase que total eliminação de buzinas no trecho, que chegam a produzir níveis próximos a 120 dB, mesmo que as mesmas não sejam consideradas na produção dos mapas de ruído, mas são facilmente mensuradas com medições através dos sonômetros.
- Ausência de falhas na pavimentação, entre outras.
Fato
é que, a nova configuração no trecho reduziu o impacto das ondas sonoras nas
edificações residenciais objeto da avaliação em mais de 2 dB, conforme mostram
os resultados da tabela:
Estes
valores fazem parte de uma avaliação simplificada do comportamento do ruído
provocado pelo trânsito no cruzamento avaliado, mostrando como uma intervenção
realizada pelo Poder Público Municipal pode impactar na qualidade de vida dos
moradores do entorno. No caso apresentado, houve melhoras em relação ao Nível
de Pressão Sonora que chega à fachada das edificações localizadas na vizinhança
imediata.
Percebe-se
que, através de mais profissionalismo e zelo por parte do Poder Público no
trato de seus projetos, melhorias substanciais no quesito ambiental e seus
consequentes resultados para o bem estar da população podem ser alcançados,
além de paralelamente, ser necessário maior cuidado com as soluções na escala
do desenho urbano da cidade, fator que se mostraria muito eficiente se as
intervenções forem diretamente relacionadas e avaliadas respeitando a ocupação
do solo em função das fontes de ruído.
Paralelamente,
as características acústicas dos espaços devem ser valorizadas, e para tanto,
os arquitetos e engenheiros devem ter sensibilidade suficiente para perceber
que as atitudes e decisões tomadas em seus projetos transformarão o ambiente
urbano em um caos sonoro ou ajudarão a atenuar seus efeitos em benefício do bem
estar da população e principalmente dos utilizadores dos ambientes projetados
por eles.
Durante as vistorias para avaliação do
trecho, algumas pessoas que buscavam informações sobre o trabalho que estava
sendo realizado e descobriam que se tratava de uma avaliação do ruído que
impactava as edificações, chegaram a se expressar que conforto acústico era um
luxo desnecessário, será? Acho que conforto acústico é sinônimo de saúde.
4 comentários:
Excelente postagem!
Excelente trabalho de dedicado, estudioso e excelente profissional. Um orgulho para Fortaleza e para Brasil contar com sua capacidade Aurelio Brito!.
obrigado amigo AURÉLIO. pelo excelente BLOG sobre a poluição sonora em Fortaleza.essa matéria é de extrema importancia e servirá
como ensinamento para toda população que poderá ajudar a combater esse mal tão terrivel que ao longo dos anos vem causando tanto transtornos e doenças, Sem dúvidas o seu trabalho é mestre que vem se destacando ao longo dos anos e com certeza receberá
o reconhecimento não só do povo do Ceará mas de todo BRASIL. do amigo José Maria G. DA silva gestor financeiro.
espero que isso evolua até as igrejas, então meu grande problema se resolveria. Ja se vai um ano de delegacia, mediações, quebras de acordo e muita zuada.
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