As cidades são muito antigas, cerca de
10.000 anos aproximadamente convivendo conosco. Inicialmente muito pequenas e primitivas,
mas sempre nos atraíram, pois tendem a transparecer que será melhor para o
nosso desenvolvimento, já que existem muitas oportunidades profissionais
oriundas de uma intrincada cadeia de processos.
E nestes processos que fazem o pulsar
da cidade, encontra-se o trânsito rodoviário, ferroviário e aéreo, além das
indústrias e outros processos contaminadores do ruído ambiente rotineiro de
nossas cidades, que deterioram nossa qualidade de vida.
Na Europa, as preocupações com a
constante queda na qualidade de vida das populações que vivem nas grandes
cidades, fez com que surgisse uma legislação europeia específica para avaliar e
tentar controlar o problema. Está norma foi a DIRETIVA 2002/49/CE oriunda do
PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO, com data de 25 de Junho de 2002 e tinha como
tema a avaliação e gestão do ruído ambiente das grandes cidades europeias.
Esta norma continha um artigo muito
interessante:
Artigo 7º
Elaboração de mapas estratégicos
de ruído
1. Os Estados-Membros assegurarão
que, até 30 de Junho de 2007, sejam elaborados e, se for caso disso, aprovados
pelas autoridades competentes, mapas estratégicos de ruído relativos à situação
no ano civil anterior, para todas as aglomerações com mais de 250 000
habitantes, todos os grandes eixos rodoviários com mais de seis milhões de
passagens de veículos por ano, os grandes eixos ferroviários com mais de 60 000
passagens de comboios por ano e os grandes aeroportos situados nos seus
territórios.
Este artigo fez com todas as grandes
cidades europeias preparassem seus mapas de ruído e assim tivessem o
diagnostico em relação aos níveis de ruído que deterioram a qualidade de vida
de seus cidadãos. Poderíamos dizer que todas fizeram 1 x 0 contra o ruído, pois
passaram a conhecer um problema ate então incômodo e invisível.
A norma ainda faz diversas exigências,
inclusive a necessidade de um plano de ação para o controle do problema e a
completa divulgação dos dados a toda população, além de refazer periodicamente
os mapas de ruído.
Entre estas cidades europeias, algumas
ampliaram seus estudos em relação ao problema, passaram quase que imediatamente
a monitora-lo de forma online, estabelecendo uma rede fixa com equipamentos
coletores de ruído em diversos pontos da cidade e passaram a ter informações
instantâneas sobre o problema, ou seja, enquanto seus mapas de ruído davam uma
ideia geral do problema com base na avaliação dos dias úteis e as influencias
médias de utilização dos diversos tipos de transportes, indústrias e demais
serviços contínuos, o monitoramento buscava confirmar e avaliar estes dados,
além de propiciar uma visão instantânea do trecho avaliado e assim possibilitar
uma intervenção direta e imediata. Assim considero que estas cidades fizeram 2
x 0 em seu confronto com o ruído.
Mas dentre todas estas cidades, uma
realmente chama a atenção de todos: é Madri, capital e maior cidade da Espanha,
que tem uma
população de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas, com uma área metropolitana
com cerca de 6,5 milhões de habitantes e possui uma área de 605,8 km².
Madri incorporou com firmeza as preocupações e
exigências ambientais oriundas da Diretiva Europeia e em seu projeto para
atender a legislação, produziu seus mapas de ruído, montou uma extensa rede de
monitoramento e acima de tudo, disponibilizou um excelente e amplo leque de
informações dos resultados.
O primeiro Mapa de ruído de Madri ficou pronto em
2006 e foi amplamente divulgado. Ele foi dividido através dos distritos da cidade, como
na figura abaixo, onde a região central é mostrada.
Área Central do Mapa de Ruído de Madri_2006 |
O link a seguir mostra o resultado deste primeiro
desafio vitorioso da cidade:
Em 2011, atendendo as exigências da legislação
europeia, o mapa de ruído foi atualizado, mantendo-se o mesmo perfil de
apresentação do anterior, mas com a melhoria das informações resultantes do
estudo.
A figura seguinte é o resultado para a mesma região central da cidade.
Área Central do Mapa de Ruído de Madri_2011 |
E os relatórios e mapas de toda Madri podem ser
visitados através do seguinte link:
Assim a legislação estava sendo atendida com
perfeição no mínimo exigível, mas seria isso o suficiente? Madri disse não e
algo mais foi feito. Uma ampla rede de monitoramento foi projetada e implantada.
Ela foi projetada com 30 estações fixas e 17 estações móveis.
Estrutura das estações fixas |
Estrutura das estações móveis |
As estações móveis dariam agilidade para monitorar
áreas críticas e episódicas, teriam também importante uso em estudos e
informações sobre o ruído ambiente de diferentes zonas da cidade, além de
atenderem reclamações da comunidade e direcionamentos da área ambiental da administração
pública. Também é um elemento de importância vital para elaboração não
previsional da Carta de Ruído Noturna.
Estação móvel |
De todas as funções importantes destas
estações móveis, uma é espetacular: O Sistema de Atualização Dinâmica do Mapa
Acústico de Madri, conhecido como SADAM.
Seus objetivos são
cumprir com os novos requisitos estabelecidos na legislação da UE e da Legislação
de Ruído da Espanha, desenvolvendo mapas estratégicos de ruído com maior
confiabilidade do que os métodos previsionais tradicionais que usam modelos de
computador, que tradicionalmente mostram os ruídos provenientes de veículos,
transporte ferroviário, aeroportos e indústrias, sem possibilitarem a inserção
de outros fatores não previstos matematicamente e que também contribuem com o
ambiente sonoro da cidade.
O SADAM utiliza
os dados coletados diariamente pelas unidades móveis que juntamente com os dados instantâneos
das estações fixas e uma base de dados de 10 anos de coleta, propiciará a criação de um mapa de ruído dinâmico e com excelente confiabilidade de seus resultados, já que os dados coletados por ambas as redes são tratados e transformados em níveis sonoros diários e produzem assim um novo mapa acústico, modificando o já existente.
Estrutura do SADAM |
A rede de coleta fixa é estrategicamente distribuída
em toda a cidade e não conta apenas com os microfones e demais equipamentos
para coleta de ruído, atendendo assim o segundo item de maior preocupação da
OMS (Organização Mundial de Saúde), que é o ruído. As estações contam também com equipamentos
de monitoramento meteorológicos e com um excelente sistema de controle da
qualidade do ar que como o ruído, se coloca como um sistema de vigilância, previsional
e de informação que se complementam.
Foto da estação da Plaza de Castilla |
Estrutura da rede de monitoramento atmosférico |
Toda a infraestrutura utilizada por Madri para o
monitoramento da Poluição Sonora e da Poluição Atmosférica impressiona, mas o
que mais encanta é a eficiência na divulgação dos resultados, que são
amplamente disponibilizados aos cidadãos.
O site procura dar todas as informações necessárias
para o cidadão, desde explicações técnicas do problema, divulgação de dados com
seu histórico, informações atuais do tempo, qualidade
do ar e do ruído, além de possibilitar a consulta individual dos dados de cada
estação fixa e ainda envia ao cidadão, dados solicitados através de email.
Pagina referente ao ruído com indicação de onde se verifica os dados instantâneos |
Página aberta com os dados de cada estação de monitoramento |
Página com a localização das estações de monitoramento, bastando clicar para obter resultados |
Quadro aberto com informações relativas a Poluição Atmosférica |
Todas as informações relativas ao monitoramento de Madri podem ser
acessadas através do seguinte link:
É fácil perceber que Madri tem
conseguido se sobrepor ao ruído e percebemos que com seu esforço, marcou mais
um tento contra o ruído. Em visita recente a cidade fui acompanhado por um
estudioso do problema e que como cidadão que reside em Madri, elogia o trabalho
do órgão ambiental e percebe que o monitoramento tem levado as autoridades a
terem mais agilidade nas ações para combater o ruído e a poluição atmosférica.
O trabalho de Madri sempre foi uma referência
para o trabalho de Fortaleza e mais uma vez nos espelharemos em seu trabalho para
montar o sistema de monitoramento online de ruído de nossa cidade. Não serão 30
estações fixas e 17 móveis como Madri, inicialmente serão 5 fixas e uma móvel,
para tentarmos igualar o placar de Madri contra o ruído.
7 comentários:
Parabéns meu amigo! Muito bom o artigo!
Ótima informação, Aurélio, parabéns pelo trabalho!
André Grieser
Esses estudos tendem-se a se proliferar pelo planeta, aqui em Fortaleza temos em você, Aurélio, um precursor disso tudo, motivado pelo estudo e uma procura de uma melhor qualidade de vida... sempre dei apoio as suas investidas, estou agora monitorado de microfones mais específicos da dBX e software da Rational Acustic (Smaart V7), os quais nos mostram novos caminhos para coletas de dados...
Eduardo Frota.
Amigo Aurélio Brito. Bom dia. Oportuna referência com maiores esclarecimentos sobre o que vai pelo mundo em termos de controle de RUÍDO urbano para ser apreciado e implementado aqui em Fortaleza...uma cidade sendo comida pelo ruído aéreo. Saudações Hélio Rôla
Excelente informação. Continue sempre.
MUITO BOM
PARABÉNS DOUTOR AURÉLIO!
CONTINUE NA BATALHA
POIS PRECISAMOS DE INDIVÍDUOS QUE NÃO DESISTAM NUNCA
ESTE É O PAIS QUE NÃO SE PREOCUPA COM O FUTURO DAI A NECESSIDADE
DE TRABALHAR SEMPRE PARA QUE QUE ELE CHEGUE SAUDÁVEL!
CONCEIÇAO DORNELAS
Boa noite, descobri o blog hoje, uma agradável surpresa.
Temos uma página que está trabalhando em Salvador o mesmo
tema. Talvez possamos ajudar um ao outro:
https://www.facebook.com/SOSSalvadorCidadeDoBarulho/
email: viverbem.em.salvador@gmail.com
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