sábado, 28 de abril de 2012

CEARÁ VOLTA A PARTICIPAR DO INAD EM 2012

Após as boas participações em 2009 e 2010, Fortaleza voltou a fazer parte do mapa do INAD no Brasil em 2012 e para reforçar a presença do Ceará, Carnaubal e Juazeiro do Norte, também mostraram preocupação com o problema. Este ano o INAD teve como tema: “BEM ESTAR GARANTIDO É BEM ESTAR SEM RUÍDO

Como vem acontecendo anualmente, o objetivo da campanha é conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. Isso inclui conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias. O INAD sempre ocorre na última quarta feira do mês de abril e é um movimento iniciado a 15 anos nos Estados Unidos e que vem sendo adotado por vários outros países e no Brasil é coordenado por Stephan Paul, professor do Curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul.

http://inadbrasil.org/

Em Fortaleza uma equipe de fiscais da Regional 5 formada por Daniela, Andréa, Wanessa, Monaliza e Sâmya, .............
...... atendendo a um pedido do coordenador estadual (Aurélio Brito), assumiu dedicadamente a tarefa de organizar o evento em Fortaleza e, contando com a participação da CPMA (Companhia de Policiamento Militar Ambiental) e do RONDA, através da Turminha do Ronda, programaram e realizaram as seguintes tarefas no dia 25/04/2012:
• Apresentação do evento pelo Coordenador Estadual através de entrevista na televisão (TV Verdes Mares), no Bom Dia Ceará e distribuição de folders na Praça do Ferreira.
LINK:
http://youtube.com/watch?v=efs9rRicNoc&feature=youtu.be

• Evento no Terminal do Siqueira, com distribuição de folders da campanha, apresentação da Turminha do RONDA com fantoches simulando situações relativas a poluição sonora e balcão da Ouvidoria da SER V, recebendo reclamações da população. Evento que teve a divulgação pela TV Jangadeiro.

LINK:
http://www.youtube.com/watch?v=vFhqJnvD688&feature=colike


• Palestra do Major Marcos Costa, comandante da CPMA, na Escola Evandro Aires de Moura para 400 alunos, explicando o evento, sua importância e abordando o tema poluição sonora e distribuição de folders do evento para todos os alunos do período da manhã.

• Apresentação da Turminha do RONDA, para os alunos do período da tarde, distribuição de folders e jogos educativos com tema ambiental.

• Realização do minuto de silêncio proposto pela campanha.
• Distribuição de folders explicando o evento em alguns dos principais cruzamentos da SER V.

Em Juazeiro do Norte, a Tenente Pâmela Landim da CPMA com seus comandados, realizou as seguintes atividades:
• Divulgação do evento no canal de TV local (Globo Cariri).
• Blitz Educativa com distribuição de material instrucional na Avenida Padre Cícero.
• Distribuição de folders e conscientização aos transeuntes e comércio local, principalmente no acesso ao Shopping Cariri.
• Blitz educativa e abordagens na área comercial, sobre a emissão sonora abusiva dos comerciantes localizados na área central.

Em Carnaubal, as diretoras de supervisão da Secretaria de Educação Tânia Isidório e Maria da Gloria, com autorização do Secretário Hélio Martins, incluíram o tema POLUIÇÃO SONORA, para as turmas do 6º ao 9º ano durante todo o mês de março, resultando em trabalhos produzidos pelos alunos, barraca de divulgação e debate na Rádio e no dia do evento a Rádio local citou o evento e campanha da SEDUCAR.

Foram entregues 3000 folders, 1000 marca textos com tema do INAD, nas 3 cidades, afixados 100 cartazes, reportagens em TVs, matéria em jornal, entrevista em rádio, atingindo um público muito grande para a divulgação do tema do evento.

3 comentários:

Rui disse...

Parabéns! Grande trabalho!

Mauricio Cohab disse...

Adorei!!!

Muito bom!!!

Anônimo disse...

Excelente matéria !!! Estou com um problema de Poluição Sonora na rua próximo aonde moro. Já abri algumas reclamações no 190 da polícia e denûncias no sute da SEMAM. O problema só se intensifica. Quais os passos que devo seguir, para ter indícios, antes de entrar na justiça comum?

Pesquisar este blog