quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TOLERÂNCIA ZERO EM FORTALEZA – II (RESULTADOS)

No período onde o Programa Tolerância Zero foi implantado pela Equipe de controle da Poluição sonora (maio/2009 a setembro/2010), foram recebidas 4.139 denuncias relativa a problemas de Poluição Sonora. Estas denuncias tiveram o seguinte espectro:

SM - Ruído Recreativo I - Estabelecimentos =1652
SM - Ruído Recreativo II - Veículos =963
SM - Ruído Templos Religiosos =685
Ruído dos processos industriais =460
Ruído das construções =213
SM - Ruído de vizinhos =101
Ruído dos vizinhos (animais) = 56
Ruído do tráfego aéreo = 5
Ruído do trânsito = 3
Ruído ferroviário = 1

Em cima deste quadro, o esforço da ECPS (apenas 3 fiscais e 3 técnicos em campo) levou a efetivação de 1.483 Autos de Constatação no enfrentamento a estas denuncias, montando um perfil de atuação que obteve o seguinte resultado:


Estes autos foram efetivados em diversos bairros da cidade de Fortaleza, como mostra o quadro ao lado e nesta distribuição, verificamos que os bairros onde ocorreram mais fragrantes foram:


1. Praia de Iracema = 78
2. Aldeota = 71
3. Vila Peri = 64
4. Maraponga = 60
5. Conjunto Ceará = 56
6. Centro = 51
7. Bom Jardim = 50
8. Praia do Futuro = 45
9. Mondubim = 44
10. Meireles = 43
11. Barra do Ceará = 41
12. Parangaba = 34
13. Messejana = 29
14. José Walter /Fátima/Dionísio Torres = 27


Paralelo a estes resultados, foram feitas 255 notificações por falta de ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO, foram embargados 278 estabelecimentos, apreendidos 512 equipamentos sonoros (resultado de 320 autos de apreensão) e cassados 4 alvarás de funcionamento e 12 Autorizações Especiais de Utilização Sonora. Foram também efetivados inúmeros T.C.O.s.

A grande maioria das vistorias era acompanhada por Policiais da CPMA (Ten Cel Alencar), Ronda (Grupo do Sargento Edson e outros) e em operações com o GGI (Cel Brito e Delegado Arley), que vendo a seriedade do trabalho e os resultados que cumulativamente eram obtidos, entregaram-se com afinco à parceria.
Com estes resultados, traçamos o perfil do tipo de ruído que mais incomoda a população de Fortaleza, sendo o ruído de estabelecimentos que utilizam som com intuito recreativo e religioso (Clubes, bares, churrascarias, igrejas, etc.), os campeões de reclamação e conseqüentemente de autuações, seguidos pelos ruídos provocados pelas indústrias e atividades comerciais e em terceiro o ruído advindo das construções.
Este perfil mostrado por Fortaleza leva a uma avaliação curiosa em relação ao perfil que é mostrado no gráfico abaixo, que representa as queixas noturnas relativas a ruído na maioria das cidades européias:


Se fizermos uma avaliação comparativa, verificaremos que os fatores que causam incômodo no Brasil são bem diferentes dos fatores de incomodo na maioria das grandes cidades européias. Aqui, fruto do controle deficiente por parte dos órgãos de controle ambiental e administrativos do município, os estabelecimentos que utilizam equipamentos sonoros com intuito recreativo em conjunto com veículos (paredões) e Igrejas, proliferam sem o devido controle previsto na legislação e causam elevado nível de transtorno aos moradores residentes nas proximidades destes estabelecimentos ou onde estes veículos estacionam.
Na Europa o grande campeão de reclamação é curiosamente o ruído dos veículos, não que sejam dotados de paredões, mas o ruído provocado por seus motores e procedimentos de movimentação quando transitam pelas rodovias de suas cidades, ficando o ruído resultante dos eventos recreativos em 4º lugar.


Sabe-se que nos principais países europeus o controle da administração pública sobre os estabelecimentos que utilizam som é rigoroso e que a tolerância com este tipo de infração é zero, levando a que os residentes nestes países passem a perceber outros tipos de ruídos existentes no seu entorno e que comecem a se sentir incomodados pelos mesmos. No Brasil o ruído do trânsito é encoberto quase sempre por algum estabelecimento infrator ou paredões que infestam a cidade, deixando o cidadão alheio a outras interferências ruidosas, mas pessoas que moram em locais onde existe alguma tranqüilidade em relação a estes estabelecimentos, começam a perceber outros fatores de incômodo, passando a queixar-se do ruído do trânsito e do ruído aéreo, que serão avaliados pela Carta Acústica de Fortaleza, que é o instrumento correto para retratar estes fatores. Na Europa todas as cidades com mais de 100.000 habitantes, são obrigadas a realizarem estes estudos e com base neles, devem propor políticas públicas de controle do problema.

Percebe-se então que a medida que a sociedade evolui em conjunto com a melhora de sua estrutura administrativa, os fatores causadores de Poluição Sonora tendem a mudar, pois passamos a perceber com mais nitidez a paisagem sonora de nossa sociedade que é resultado de nossa evolução e crescimento.

Aurélio Brito
Gestor Ambiental e Especialista em Acústica

7 comentários:

Cicero do Vale disse...

Quem era o chefe da Equipe ???!!!
Resposta Awrélio Brito!!!!

Eduardo Frota disse...

Fico feliz pelo fato. Espero que a Ética e a Moralidade apresentada possa imperar quando você deixar efetivamente seu cargo... e que os projetistas possam dar soluções viáveis as situações problemas com fundamento teórico, científico e prático, provando os cálculos, e não apenas dando paliativos fúteis. Parabéns pelo trabalho apresentado. Eduardo Frota.

Cayman disse...

Eu não sei se há esperança para um controle rigoroso desse abuso que é a poluição sonora, mas, de uma coisa tenho certeza: pior seria, se não houvesse um pé no saco dos imbecis [cuja impotência sexual só é sanada com velocidade e barulho extremos], como a existência de um blog de informação e conscientização como este.

Anônimo disse...

Como este trabalho vai prosseguir?

SANDREA ALVES disse...

PARABÉNS PELO BELO TRABALHO.....TANTO
ESFORÇO,E DEDICAÇÃO...

katia maria disse...

CONJUNTO CEARÁ POLUIÇÃO SONORA, NOS FIM DE SEMANAS, CARNAVAL vai ser
É UM INFERNO,
NIGUEM TEM SUSEGO,NÃO DAR PRA OUVIR A TV,NEM FALA DENTRO DE CASA , NA RUA 840 CASA 268 e RUA 834 CASA 189 e 199 SOM DA CASAS carros E PRA QUEBRA.
fotos aqui
http://amigoshomensamo.blogspot.com/

Anônimo disse...

CONJUNTO CEARÁ POLUIÇÃO SONORA, CARNAVAL,COPA DO MUNDO,FIM DE SEMANA,É UM INFERNO

Como poso denunciar poluição sonora causada por vizinhos do lado de casa?
Do lado da ninha casa na rua 834 numero casa 189, tem um vizinho tal de Airtom,todo fim de semana, som que só encomoda, ele echa de ouvir musica a qualquer hora,justo na hora q estou indo dormi pois tenho q acordar para ir trabalha, ja constatei a policia; mas nãum adianto nada, a policia veio mas eles não respeitarão,daki um tempo nasce meu filho,e agora o que que eu faso asim não da mais. vou conpra uma arma quero ver .
quando meu pai era vivo, eles debochava dele, mais agora a coisa e outra.

veja aqui http://conjuntdpoluisao2014pepeepapa.blogspot.com.br/

Pesquisar este blog